Takoyaki

Takoyaki e uma comida japonesa é considerado um lanche maravilhoso. No Japão, é uma das commodities mais populares, vendida em barracas de rua, e é uma commodity imperdível durante os festivais. Na rua Takeshita em Harajuku, a rua lolitas mais popular do mundo, há uma loja que vende Takoyaki do Amor de Koi Takoyaki, e tem sido um grande sucesso. Esta comida de rua de classe mundial tem uma história de quase um século. São bolinhos crocantes por fora, úmidos por dentro e cheios de polvo (taco) por dentro. A massa é feita de farinha e ovos, temperada com sal e lindo extrato de peixe desidratado, e molho agridoce é adicionado por cima. Existe uma versão ocidentalizada da maionese. No entanto, as faixas de algas no topo não devem ser perdidas.

Takoyaki foi criado em 1935 por Endo Tomekichi, um vendedor de comida de rua nos subúrbios de Osaka. O Mar Interior de Seto fornece uma grande quantidade de frutos do mar à área, e o polvo é muito apreciado por sua carne macia. Endo fundou Aiduya (Aiduya), que ainda é interpretado por seus descendentes. Esta é uma pequena loja especializada em takoyaki, que mantém o sabor original e sem temperos.

Ingredientes do Takoyaki (serve 2 pessoas)

Massa:

1 ovo
340 ml água gelada
1/2 colher de chá de molho Dashi
1 colher de chá de molho de soja
Uma pitada de sal
100 g de farinha de trigo

Recheio:

150 g de polvo lavado e cozido
1/2 xícara Tenkasu (farinha de rosca)
Opcional: 6 g Beni Shoga (Gengibre vermelho em conserva)
Opcional: 2 g Sakuraebi – (Camarões secos)

Cobertura

Molho de Takoyaki ou Okonomiyaki
Aonori (alga desidratada)
Katsuobushi (raspas de peixe bonito)
Cebolinhas picadinha
Maionese

Molho de Vinagre

150 ml de água
1/2 colher de chá de Molho Dashi
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de vinagre
Cebolinha picada

Modo de fazer

Corte o polvo em pequenos pedaços. Pique o Beni Shuga e a cebolinha finamente. Camarões fritos e reserve. Em outra panela, prepare o molho caldo (o método de produção é mostrado no vídeo abaixo, mas você pode substituir por Honda se preferir).

 

Gostou? Leia também nossa Receita de Lamen de frango com e espinafre e ovo