Vocês conhecem a origem da culinária mineira?

A apropriação da terra pelo homem não era uma tarefa fácil. A região era coberta por florestas e o clima era quente e úmido, p que favorecia o crescimento de plantas e animais.

Então, a primeira geração de índios que habitou o território minas gerais vivia de caça e pesca e de algumas plantas. Como a mandioca. batata, o cará e o arracacha.

Assim, com o tempo, o arroz foi se tornando uma iguaria para os ricos. Seu consumo era considerado tão alto que, até o século XIV, as cidades do sul da França e da Alemanha passaram a importar a quantidade que não conseguiam produzir.

Então, conheça alguns pratos muito conhecido na região mineira.

Pão de queijo

Como todos sabem existe diversas formas de preparar o pão de queijo, mas a mais tradicional é a que utiliza polvilho azedo. Outras variações incluem polvilho doce.

Pastel de Angu

O pastel de angu é uma especiaria que tem origem na culinária dos escravos. Com sua massa que é preparada com uma mistura de fubá e água, e pode ter em seu recheio tradicional é o guisado vermelho muito comum em Minas.

Torresmo

Um prato típico da culinária nordestina e mineira, o torresmo é uma delicia para quem gosta de petisca. A receita é bem simples, feita apenas com pele de porco e temperos, e o resultado é sempre uma iguaria saborosa e crocante.

Feijão tropeiro

As tropas de cavalos eram desmontadas e as mercadorias eram entregues. Enquanto esperavam pelo pagamento, os tropeiros cozinhavam o feijão com o que tinham comprado nas fazendo, esse prato, que era chamado de feijão tropeiro, era servido com arroz, carne e farinha.

Frango com quiabo

O frango com quiabo é uma receita bastante popular no brasil, principalmente nos estados do nordeste e Minas Gerais. É um prato muito saboroso e nutritivo, além de ser fácil de preparar.

Vaca atolada

Um prato com nome diferente, a carne é deixada de molho por um dia inteiro e, é cozida com mandioca ate ficar macia. Em seguida, os dois ingredientes são batidos com um garfo e temperados com cebola, alho, salsão, tomate e cheiro-verde.

Doce de leite

Doce de leite é uma sobremesa tradicional de Minas. Ele é feito com leite e açúcar aquecidos, podendo ser incrementador com especiarias. Mas, ele é servido com queijos e bolos.

Então, ao visitar Minas Gerais, você tem a oportunidade de provar a comida típica do local em restaurantes especializados ou então em estabelecimentos comuns, ou ainda, os mineiros podem ensina-lo a fazer algumas receitas.

Então, não deixe de visitar Minas Gerais!