Uma cozinha é bem mais do que somente um local para fazer comida. Para muitos, é um local onde saem verdadeiras obras de arte e pratos magníficos. Mas, para isso acontecer é muito importante seguir algumas regras de limpeza e ordem para manter a cozinha sempre limpa e arejada.

E pensando nisso, hoje vamos falar sobre algumas regras que existem para evitar contaminação e estrago de alimentos. Então, são regras mundiais de limpeza que podemos e devemos aderir para manter nossa cozinha sempre limpa.

Então, vamos agora conhecer quais são essas regras, e qual a importância de cada uma para a preservação dos alimentos. Dito isso, fica claro que é muito importante que você fique comigo até o final deste artigo para ficar por dentro de cada uma dessas regras.

Existem tábuas específicas para os alimentos

É muito normal que na nossa casa, a gente use somente uma tábua para cortar as verduras, os legumes e as carnes. Mas, nas cozinhas industriais, existem uma tábua para cada tipo de alimento.

Essa separação existe para não ocorrer o que os nutricionistas chamam de contaminação cruzada. Essa contaminação cruzada acontece quando cortamos alguma coisa com fungo e ela acaba indo para um alimento saudável.

Por isso, existem tábuas específicas para o uso e corte de alimentos específicos. Então, abaixo vamos citar quais são e para que servem:

  • Tábua verde: é utilizada para corte de frutas, vegetais, verduras e legumes;
  • Tábua amarela: usada para carnes que não soltam muito sangue como peixes e frangos;
  • Branca: essa tábua é utilizada para cortes de pães, etc.
  • Tábua vermelha: então, temos a tábua específica para cortes de carnes em geral;

Qual a maneira certa de descongelar alimentos?

Primeiramente, você precisa saber que o descongelamento errado dos alimentos podem causar uma contaminação chamada de salmonela. Aliás, a salmonela é um dos principais vilões da gastronomia pois causa várias intoxicações alimentares.

Então, a melhor forma de descongelar alimentos é pondo este em um recipiente com água e vinagre. Dessa forma, o alimento vai descongelar sem perder suas proteínas e sem risco de contaminação.

Não desperdice alimentos

Como os alimentos estão cada vez mais caros e de difícil acesso, é cada vez mais comum que estes sejam reaproveitados. Então, vamos citar abaixo alguns alimentos que você pode reaproveitar na cozinha.

  • Casca de frutas e verduras;
  • Carcaça de frango;
  • Caules e raízes de verduras e legumes;

Então, seguindo essas dicas, além de diminuir os riscos de contaminação e ter sempre um alimento saudável, você ainda irá evitar o desperdício..