Antes de mais nada, ainda estamos em fevereiro, o ano mal começou, mas com a velocidade que o tempo vai passando. Em breve estaremos comemorando as tradicionais e super famosas festas juninas, que é uma tradição nordestina, mas que já virou uma festa popularmente brasileira.

Assim como, pensando nisso, agora vamos trazer a receita de uma das comidas mais famosas desta maravilhosa época do ano, que é muito simples de fazer e vai te dar a chance de deixar sua festa junina ainda mais divertida e saborosa.

Além disso, neste artigo, vou te dar a receita do famoso e super tradicional Quentão, que é uma bebida muito tradicional de todas as festas juninas, e não se preocupe, se você não bebe álcool, vou te dar a receita de fazê-lo sem álcool também.

Logo ,dito isso, te convido a ficar comigo até o final deste artigo para aprender estas duas formas de fazer esta bebida tão popular e tradicional nas festas juninas do Brasil inteiro, que é o Quentão.

Por outro lado, vamos fazer a receita original, que tem como base normalmente a cachaça ou o vinho, então, vamos aos ingredientes.

* 1 garrafa de cachaça da sua escolha;
* 600ml de água;
* 500g de açúcar;
* cascas de 2 laranjas;
* casca de 1 limão;
* 50g de gengibre picado em pedacinhos pequenos;
* cravo-da-índia a gosto;
* canela em pau a gosto;
* 1 maçã cortada em pedaços médios;

Depois que você já tem os ingredientes, vamos então a parte principal, o modo de preparo que deverá levar em média 40 minutos e render o equivalente a 8 porções.

* Em uma panela grande, ponha o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela em fogo baixo;
* Quando o açúcar estiver derretendo, incorpore a cachaça e a água e deixe cozinhar durante 25 minutos aproximadamente em fogo médio;
* Feito isso, penere para tirar as lasquinhas e coloque a maçã picada;
* Deixe no fogo para manter aquecido e sirva-o sempre bem quente;

Por fim, esta é a receita tradicional para fazer o quentão. Agora, caso você seja o motorista da rodada, ou não consuma álcool, abaixo, vamos preparar um quentão totalmente sem álcool.

Quentão Quentão sem álcool

Ingredientes!

* 1 garrafa de 500ml com suco de uvas;
* 1 litro e ½ de água;
* 500g de açucar;
* 100g de gengibre;
* Canela em pau a gosto;
* 10g de cravo;
* 2 limões em rodelas;

Modo de preparo:

* Ponha o suco, a água e o açúcar na panela;
* Espere aquecer em fogo médio;
* Agora ponha o cravo, os limões, a canela, e o gengibre em um pano de prato bem limpo;
* Faça uma espécie de sachê com este pano de prato;
* Agora ponha o sachê dentro da panela como se estivesse preparando um chá;
* Espere levantar fervura, e após aproximadamente 10 minutos já poderá servir seu quentão sem álcool.

Veja também formas de fazer quentão com e sem álcool