Em poucas datas, os frutos do verão chegarão aos mercados e quitandas. Descubra quais são essas variedades para incluí-las em sua lista de compras.

Em poucas datas, os frutos do verão chegarão aos mercados e quitandas. Descubra quais são essas variedades para incluí-las em sua lista de compras e fazer diversas receitas com elas.

 

natureza fornece uma série de alimentos diferentes em cada estação do ano, e o verão não é exceção. Nos meses de calor você encontra muitas frutas da estação, frescas e geralmente ricas em água. Oito frutas básicas são recomendadas para comer durante o verão, o que naturalmente ajuda o corpo a se manter hidratado, além de ser uma fonte de vitaminas para a prevenção de doenças:

 

1- melancia

A coloração rosada de sua polpa deve-se à presença do licopeno, pigmento com capacidade antioxidante. É uma das frutas com maior teor de água (93%) – por isso seu valor calórico é muito baixo: apenas 30 calorias por 100 gramas -; tornando-o ideal para combater a sede.

 

2- melão

Seu alto teor de vitamina E a torna uma fruta com fatores de proteção contra o câncer de pulmão, mama e próstata. O seu baixo aporte calórico e açucarado, bem como a elevada quantidade de água, fazem com que seja uma fruta recomendada para crianças, adultos e até mesmo para diabéticos. Seu alto teor de potássio (e baixo teor de sódio) potencializa sua ação diurética e favorece a eliminação de fluidos, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, edema, hiperuricemia e gota.

 

3- manga

A manga, considerada a “rainha das frutas” na Índia, é uma excelente fonte de beta-caroteno, pois fornece quantidades significativas de vitamina C, além de potássio, magnésio e fibras. É uma excelente fonte de vitamina A, uma boa fonte de fibras, ácido fólico, vitaminas B, C e E.

 

4- Apple

A maçã é um desintoxicante do fígado graças ao seu conteúdo de cisteína. Além disso, ajuda a melhorar a memória e ativar as funções cerebrais devido ao seu conteúdo de fósforo. É uma boa fonte de fibra solúvel, que pode ajudar a manter estáveis ​​os níveis de colesterol e glicose no sangue, por isso também é útil na prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

5- Abacaxi

Favorece a prevenção de doenças crônico-degenerativas e contribui para a formação de colágeno. É fonte de vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo e para a manutenção da linha devido às suas propriedades diuréticas. Rico em carboidratos de lenta absorção, possui proteínas vegetais e abundante em potássio, iodo e vitaminas A, B e C.

 

6- Nêspera

É uma das frutas mais consumidas nesta temporada, repleta de antioxidantes, fibras e vitaminas, oferece múltiplos benefícios ao nosso organismo. A nêspera é rica em uma fibra solúvel solúvel, a pectina, que mantém a umidade no cólon e funciona como um laxante natural.

 

7- damasco

Oferece cálcio, magnésio, potássio e muitos antioxidantes. O damasco é rico em vitaminas (pró-vitamina A e vitamina C) e minerais (como potássio, cálcio e magnésio), mas também se destacam pelo teor de beta-caroteno e taninos. É ideal para crianças, pois auxilia no crescimento ósseo, dos tecidos e do próprio sistema nervoso. Possui grande poder laxante e auxilia no combate à hipertensão e gota.

 

8- Ameixa

Favorece o trânsito intestinal graças às contribuições de fibras. As ameixas são muito ricas em vitaminas, entre as quais se destaca a vitamina E, aliada ao envelhecimento e com grande poder antioxidante; vitamina A e vitamina C. Também possui grande quantidade de minerais, entre os quais se destacam o potássio, o cálcio, o ferro e o magnésio, por isso ajudam a melhorar os estados depressivos, assim como a anemia.